segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diaconia: A Serviço de Deus Diaconia é sem sombra de dúvida uma palavra que trás consigo um dúbia interpretação, por esta razão, há na igreja contemporânea uma disfunção quanto a sua aplicabilidade correta. Numa visão mais detida Diaconia, deveria ser um estilo de vida calcada na transformação do novo cristão, tomando como linha mestra o próprio Jesus Cristo. Na visão bíblica diaconia, tem sua atuação através da vocação de todo àquele que se decide por Jesus em sua vida, porque a Igreja de Jesus é chamada e vocacionada por Cristo a ser uma Igreja diaconal. Para tanto é necessário buscarmos entender o real significado do termo DIAKONIA, na Bíblia especificamente no Novo Testamento. Sua semântica é extremamente rica, no que diz respeito a sua aplicação nos diversos momentos do NT. Diaconia aparece em três formas: 1. Diakoneo: Servir (verbo) 2. Diakonia: serviço (substantivo) 3. Diakono: diácono (substantivo) DIAKONEO verbo Servir Diakoneo significa ser servo, ser assistente, servir, esperar em, ministrar, prestar qualquer tipo de serviço. (servir) este verbo é utilizado no NT de diferentes maneiras. A) Na antiga Grécia e Roma, Assinala um serviço público e ou escravo, realizado somente para sobrevivência e manutenção da vida, em Roma havia os restaurantes públicos abertos a toda população e o garçom (Diakono, realizava sua ação de Diakonia). Também retrata os serviços domésticos realizados para preparar refeiçõesm aos convidados, e servir às mesas. Em Lc 10:40 vemos Marta servindo os convidados em sua casa. B) DIAKONIA serviço (substantivo): refere ao cargo e trabalho de um diakonos. Esta palavra surge no NT 34 vezes. Diakonia, é em suma uma ação integralizadora da igreja onde sua atuação descreve na prática o que o próprio Jesus ensinou em Mc 10:45 “Mas o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar sua vida em resgate de muitos”. Jesus servo ao homem até sua morte, este exemplo deve ser vivido e praticado pela igreja como agencia permanente de ações pacificadoras, não excludente e sim inclusiva, formadora de caráter e medicadora da salvação em Jesus Cristo. São muitas as dificuldades encontradas pela ação diakonal na atualidade, pois sua atuação é extremante austera e sem corpo aparente ou seja não fornece status a que pratica esta ação, vemos em At. 6 na instituição dos primeiro diakonos, nasce do clamor das viúvas helenista em sentir-se desprezadas no cotidiano da igreja, e foram escolhidos sete homens para cuidar desta área que tornou-se a primeira menção de uma organização em assistência social da igreja primitiva, contrariando ao pensamento cristão continuado, este momento não foi a instituição do cargo eclesiástico de diácono que seria instituído pelo apóstolo Paulo anos mais tarde. Jesus cuidava do homem como um todo, ele conhecia a natureza do homem dotado de espírito, alma e corpo Corpo: soma massa corpórea constituída de necessidades biológicas fisiológicas entre outras o Senhor conhecia bem esta questões necessárias. Alma: psique centro das emoções, pensamento, intelecto onde reside o ser inteligente sua articulação como o mundo exterior sua forma básica de adquirir conhecimento concatenando pensamento através do seu cognicismo. Espírito: partícula de Deus concedida ao homem que lhe da comunicação com seu criador. Melhor entendendo o substantivo diakonia (serviço), no novo testamento inda permanece a ideia de comunhão á mesa como serviço peculiar. Pensamos no partir do pão, entre os irmão em decorrência do amor ágape, este serviço não envolve apenas recursos financeiros e os bens, mas também, o corpo e ávida, na ação imediata dos irmão impulsionados pelo amor de Cristo. Visão diaconal do ser humano. A nossa fé depreende que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de deus. O criador manifesta seu dejeso em garantir dignidade e valor a cada pessoa, não importando para ele sua situação social, cultural ou econômica. A prática diaconal sempre defendeu a dignidade e os direitos dos menos favorecidos na sociedade. Desta forma a igreja diaconal não só defende a dignidade de toda pessoa mas aposta também em sua capacidade de participar na formação do seu futuro. Nesta missão, ajudar significa possibilitar ao outro desenvolver os seus dons para que possa ser um auxiliador do outro. A ação diaconal surge do amor polariza na caminhada da igreja em seu ministério. Pr.Prof.Paulo Roberto dos Santos Fonte: Diaconia um chamado para servir: Gisela beulke(org.) Visão Bíblica da diaconia: Pr. Fred Bornshein. Diaconia, fé em ação: Kjell Nordstokkr(org.) Bíblia de estudo pentecontal

Lição 5: Obadias O Principio da Retribuição

LIÇÕES BIBLICAS CPAD Lição nº 5 Obadias O principio da Retribuição Texto áureo: “Porqeu o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça” (Ob. 1.15). VERDADE PRÁTICA: “Obadias mostra que a lei de semeadura e o principio da retribuição constituem uma realidade da qual ninguém escapará”. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Obadias 1:1-4, 15-18 OBJETIVOS: Conceituar soberania divina e livre arbítrio. Elencar os elementos contextuais do livro de Obadias Saber o principio da retribuição divina. INTRODUÇÃO: A soberania divina é um tema importante e atual. Porque lembra-nos que Deus está no controle de tudo e que toda ação humana está exposta diante de seus olhos. A lei natural da semeadura ilustra o principio da retribuição no campo espiritual, e é justamente essa a mensagem que encontramos no livro do profeta Obadias, e em seus oráculos contra Edom. I Soberania de Deus: A CONCEITO a soberania de divina é o direito absoluto de Deus sobre sua criação, Ele governa absoluto em suas ações de determinações, cumprindo sua expressa vontade. Há a vontade absoluta de Deus e a vontade permissiva de Deus. Absoluta quando Deus age para coibir um mal maior, ou para demonstra ao homem que ele é soberano, exemplo Rei Nabucodonozor em babilônia foi exemplificado por Deus para demonstrar aos homens que Ele reina sobre a terra e os céus Dn. 4:17-18, 24-25. Já a vontade permissiva de Deus, concede ao homem o livre arbítrio, a escolha mediante sua vontade, os calvinista afirmam que a soberania de Deus não esta restrita a escolha do homem quando colocam que uma vez salvos, salvos para sempre, no armianismo existe uma auto-limitação suficiente para permitir ao homem ter sua escolha. B Livre-arbitrio o desejo d e Deus é todos sejam salvos livres da escravidão do pecado e do domínio de satanás, deixando de realizar as obras infrutíferas das trevas(Ez. 18:23,32; João 3:16). Mas serão uma boa parte que se perdem por não ter feito a escolha correta em reconhecer o sacrificio de Cristo na cruz para nos dar a Salvação. Isto decorre do fato de termo a liberdade da escolha, Deus no criou com o seres consciente e pensante, assumindo responsabilidades dos atos cometidos e escolhas feitas. II OLIVRO DE OBADIAS: 1 Considerações preliminares: o autor deste livro é Obadias, não há menção de sua genealogia no seu livro, nem outra citação detalhada de sua vida ou família. Obadias é um nome comum, e seu significado é “SERVO DO SENHOR”. Doze ou treze pessoas com o mesmo nome são mencionadas na bíblia (I Rs 18:3-16; II Cr 17:7; 34:12-13). Não há menção de nenhum rei em sua profecia, por este motivo não se pode datar este livro.a únicsa alusão histórica retrata a ocasião em que os edomitas regozijaram-se com a invasão de Jerusalem, e até mesmo tomaram parte na divisão dos despojos (VV. 11-14). Mas não fica claro a que invasão Obadias se refere, houve cinco invasões que tiveram grande prejuízo a cidade santa: 1. A de Sisaque, rei do Egito no ano de 926 a.C., durante o reinado de Roboão (I Rs 14:25-26). 2. A dos filisteus e árabes,no reinado de Jorão, entre 848 e 841 a.C. II Cr 21:16-17. 3. A do rei Jeoás de Israel no reinado de Amazias, em 790 a.C. (II Rs 14: 13-14). 4. A de Senaqueribe, rei da Assíria, no reinado de Ezequias, em m701 a.C. ( II Rs 18:13). 5. A dos babilônios entre 605 e 586 a.C. (II Rs 24:250. Acredita-se que Obadias tenha profetizado em conexão com a segunda e quinta invasão. VISÃO PANORAMICA DOLIVRO: O livro possui duas seções principais, VV. 1-14, onde Deus expressa, através do profeta, sua ardente ira contra Edom, e exige dets uma prestação de contas por sua soberba originada de sua segurança geográfica, e por ter-se regozijado com a derrota de Judá. A segunda seção VV. 15-22, refere-se ao dia do Senhor, quando Edom será destruído juntamente com todos os inimigos de Deus, ao passo que o povo escolhido será salvo, e seu reino triunfará. Características especiais: há quatro aspectos básicos que caracterizam o livro: 1º é o llivro mais breve do AT, 2º É um dos três profetas vocacionados por Deus a dirigirem sua mensagem quase que, exclusivamente, a uma nação gentia ( os outros são Jonas e Naum). 3º Há muita semelhança entre Obadias e Jeremias 49: 7-22. 4º O livro não é citado nem aludido no NT. O tema central do livro é o JULGAMENTO DIVINO DE EDOM. 3 Posição no Canon: na nossa bíblia esta localizado entre Amós e Jonas. O critério para esta ordem é ainda desconhecida, sabe-se porem que não foi baseado na cronologia. Baseado no Canon judaico considerar a colocação dos doze profetas em um só livros, a citação de Obadias, em o novo testamento, é apenas indireta. ORIGEM DE EDOM: Os edomitas tiveram sua origem em Esaú, na ocasião da venda de sua primogenitura a Jacó, em função do guisado vermelho “Edom significa vermelho” Gn25:30. A Bíblia relata a descendência de Esaú que é Edom, em Gn 36:8 “ portanto, Esaú habitou na montanha de Seir, Esaú é Edom”; 36:31-43. CONCLUSÃO A lição retratada na lição, é que Deus tem todo o poder e domínio sobre os homens suas decisões, ações no transcurso de sua história, encontramos Deus agindo soberanamente intervindo nas ações de lideres mundiais, de impérios que surgiram desenvolveram-se chegaram no apogeu de desenvolvimento cultural, político, religioso, científico e tecnológico na sua civilização, mas encontraram a queda e a derrota na invasão por outro reino, Deus esta no controle de nossas vidas. Assim como ninguém pode desafiar as leis naturais sem as devidas consequências, não é possível ignorar as leis espirituais e sair ileso. A retribuição é inevitável, pois tudo que o homem semear isso também ceifará. Gl. 6:7. Só o arrependimento e a fé em Jesus podem levar o homem a experimentar o amor e a misericórdia de Deus 2 Co. 5:17. Fonte: Lições bíblica CPAD e Bíblia de Estudo Pentecostal. REFLEXÃO “Assim como o povo de Edom foi destruído por causa do seu orgulho, todos os que desafiam a Deus também serão aniquilados” Bíblia de Estudo aplicação Pessoal Pr. Paulo Roberto dos Santos

sábado, 27 de outubro de 2012

CURSO DE LIDERANÇA PARA EBD

EM BREVE CURSO DE LIDERANÇA PARA ESCOLA DOMINICAL "TODA ESCRITURA DIVINAMENTE INSPIRADA É PROVEITOSA PARA ENSINAR, PARA REDARGUIR, PARA CORRIGIR, PARA INSTRUIR EM JUSTIÇA, PARA QUE O HOMEM DE DEUS SEJA PERFEITO E PERFEITAMENTE INSTRUIDO PARA TODA BOA OBRA" IITm 3. 16-17.

Resposabilidade Social da Igreja

Lição 4 28/10/2012 Amós – A Justiça Social como Parte da Adoração Texto Áureo: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus Mt. 5.20. Leitura Bíblica em Classe: Amós 1.1; 2.6-8; 5.21-23. Objetivos: Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: A. Dissertar a respeito da vida pessoal de Amós e a estrutura do livro. B. Saber que a justiça social é um empreendimento bíblico. C. Apontar a política e a justiça social como elementos de adoração de Deus. INTRODUÇÃO O livro de Amós permanece atual e abrange em diverso aspectos da vida social, política e religiosa do povo de Deus. O profeta combateu a idolatria, denunciou as injustiças sociais, condenou a violência, profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel. BREVE RELATO HISTORICO DE AMÓS O profeta Amós exerceu o seu ministério em Israel no século VIII a.C. , foi contemporâneo de Jonas e Oséias. Ele revela quatro fatos importantes a respeito de si mesmo em 1,1: 1º Era boieiro e cultivados de sicômoros em Tecoa, aldeia de Judá, situada a cerca de 20 Km ao sul de Jerusalém (7.24). 2º Ele via suas mensagens ( visões proféticas; cf. 7.1,4,7; 8.1,2; 9.1) a respeito de Isarel, o Reino do Norte. Embora fosse leigo e não tivesse o status de profeta, não deixo de ser chamado por Deus para profetizar à rebeldia de Israel. Significado do seu nome “CARREGADO” ou “CARREGADOR DE FARDOS”. 3º O ministério de Amós, em Israel, foi desempenhado durante o reinado de Uzias, em Judá, e Jeroboão II, em Samaria. O reinado de ambos coincide com o período que vai de 767 – 753 a.C. O mais provável é que Amós tenha profetizado entre 760 – 755 a.C. 4º Ele profetizou durante os dois anos que antecederam ao terremoto. Durante o ministério de Amós, o Reino do Norte achava-se no seu apogeu quanto à expansão territorial, à paz política e à prosperidade nacional. Internamente porem, estava pobre. A idolatria encontrava-se em larga escala. A sociedade buscava satisfazer-se através dos prazeres. A hipocrisia e a imoralidade gritavam em alta voz aos ouvidos de Deus. O sistema político e judiciário corrompia-se cada vez mais, e a opressão aos pobres crescia cada vez mais. CARACTERISTICAS ESPECIAIS DO LIVRO DE AMÓS Seis aspectos básicos caracterizam o livro de Amós. 1º É, um grito profético em favor da justiça e da retidão, baseado no caráter de Deus. Enquanto Oséias sentia-se esmagado pela infidelidade de Israel, Amós enfurecia-se pela violação dos padrões da justiça retidão que o Senhor traçara ao seu povo. 2º Ilustra vividamente quão abominável é para Deus a religião quando divorciada de uma conduta reta. 3º É uma confrontação radical e vigorosa entre Amós e o sacerdote Amazias (7. 10-17), que se tornaria uma cena clássica na profecia Hebraica. 4º Seu estilo, belicoso e enérgico, reflete a inabalável lealdade do profeta a Deus e aos seu sjustos padrões para com o seu povo do concerto. 5º Demonstra a disposição Deus em usar pessoas que lhe são tementes, ainda que desprovidas de credenciais formais, para que proclamem a sua mensagem numa era de profissionalismo. 6º Há, em Amós, numerosos trechos bem conhecidos, entre os quais: 3.3,7 ; 4.6-12; 5.14,15; 21-24. A POLÍTICA E JUSTIÇA SOCIAL EM AMÓS Política: poderíamos dizer que é o conjunto de práticas relativo a uma sociedade. Pois as relações humanas numa sociedade são estabelecidas de acordo com decisões políticas tomadas por representantes dela. Justiça social: é o conjunto de ações sociais, voltadas e destinadas a suprimir as deficiências da camada mais pobre de uma sociedade, buscando minimizar sofrimento, desigualdades, pobreza e analfabetismo. AS INJUSTIÇAS SOCIAIS Amós condena o preconceito e a indiferença dos mais ricos de sua sociedade em relação aos mais carentes do povo, que tinham seus direitos violentamente violados. Decadência Moral, prostituição cultual era outra prática chocante de Israel mostra a decadência moral e espiritual da nação, um pai e seu filho partilham a mesma mulher (2.7) Decadência Religiosa, o profeta denúncia a violação da lei do penhor que não mais respeitavam (Ex. 22.26-27; Dt. 24. 6,17). A acusação não se restringe à crueldade e à apropriação indébita, mas também a prática do culto pagão, visto que a expressão “qualquer altar” (2.8) era propagada. A VERDADEIRA ADORAÇÃO A despeito de sua condição de pecado e idolatria, e baixa moral espiritual, o povo continuava a oferecer o seu culto a Jeová sem pensar que estava com suas mãos sujas de injustiças. Significado do sacrifício, expressar a consagração de ofertas a Deus era uma das marcas dos sacrifícios. E Amós menciona dois: 1º Ofertas de manjares. 2º Ofertas pacificas. A primeira não era sacrifício de animais. Ao deixarmos de ouvir o clamor do pobre, deixamos de atender ao mandado do Senhor Jesus Mc 10.45 ...mas para servir... . Jesus coloca-se como aquele que serve a mesa e partilha esta responsabilidade com seus discípulos, dizendo-os para que assim procedessem para com todos. Hoje fala-se em Responsabilidade Social, buscando atrativamente desenvolver novas políticas para o social, atreves de inclusão digital, inclusão educacional, inclusão política e etc, mas a inclusão no Reino de Deus esta esquecida. Pr. Paulo Roberto dos Santos Assembléia de Deus Logos

BASE INDIGENA XAVANTE "AMAPÁ"

Prof. Paulo Roberto coordena visita a base indigena Xavante no Amapa, com acadêmicos em Teologia da FAECAD/RJ.

Profeta Amós

A canonicidade deste livro, ou sua reivindicação de um legítimo lugar na Bíblia, jamais foi questionada e sempre defendida. Desde os tempos primitivos, foi aceito pelos judeus, e aparece nos mais antigos catálogos cristãos. Justino, o Mártir, do século II, citou Amós em seu Dialogue With Trypho, a Jew (Diálogo com Trífon, um Judeu, cap. XXII). O próprio livro se acha em completo acordo com o restante da Bíblia, conforme indicado pelas muitas referências do escritor à história bíblica e às leis de Moisés. (Am 1:11; 2:8-10; 4:11; 5:22, 25; 8:5) Os cristãos do primeiro século aceitavam os escritos de Amós como Escritura inspirada. Por exemplo, o mártir Estevão (At 7:42, 43; Am 5:25-27), e Tiago, irmão de Jesus (At 15:13-19; Am 9:11, 12), mencionaram o cumprimento de algumas das profecias. Outros eventos históricos atestam, de forma similar, a veracidade do profeta. É fato histórico que todas as nações condenadas por Amós foram, no devido tempo, devoradas pelo fogo da destruição. A própria grandemente fortificada cidade de Samaria foi sitiada e capturada em 740 a.C., e o exército assírio levou os habitantes "para o exílio além de Damasco", conforme predito por Amós. (Am 5:27; 2Rs 17:5, 6) Judá, ao sul, recebeu igualmente a devida punição quando foi destruída em 607 a.C. (Am 2:5) E, fiel à palavra de Jeová mediante Amós, descendentes cativos tanto de Israel como de Judá voltaram em 537 a.C. para reconstruir sua terra natal. — Am 9:14; Esd 3:1. Fonte: Wikipédia, enciclopédia livre, Bíblia Pentecostal.

Cursos semipresenciais

alternativa para quem quer convívio universitário, mas não tem muito tempo Rio - Quem não tem tempo para fazer um curso presencial numa universidade, mas não quer abrir mão do contato e da troca de experiências que acontece entre alunos numa universidade, cursos a distância semipresenciais são uma ótima opção. Para decidir, é importante levar em consideração se você precisa de total flexibilidade nos horários de estudo ou se você tem condição de ir apenas alguns dias e horários pré-agendados na universidade, enquanto assiste o restante das aulas em transmissões via Internet. Ofertas na Internet são atrativos para jovens caírem em golpes ao fornecer dados pessoais | Foto: Divulgação Aluno pode assistir aula quando quiser| Foto: Divulgação Após concluir a graduação, você estará apta para ingressar num curso de mestrado, pós-graduação ou MBA. Atualização constante é o que torna você uma profissional de sucesso. “Frequentar a universidade seria impossível para mim, que trabalho de 8hàs20h, e quando chego em casa minha família precisa de atenção. O ensino à distância me deu a oportunidade de me qualificar para ter cargos mais altos”, elogia Débora Soares Leite, que estudou Pedagogia na Estácio. Fonte: O Dia Online de 27/10/2012

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO LOGOS