sexta-feira, 23 de julho de 2010

1ª aula "DIACONIA"


DIACONIA I
(1º AULA)

RUMO A UMA IGREJA DIACONAL

QUE IGREJA SOMOS, E QUE IGREJA QUEREMOS SER ? Quais as dimensões diaconal e a prática concreta desta dimensão?

COMO PONTO DE PARTIDA TOMEMOS A CONVICÇÃO DE QUE A IGREJA DO NOSSO TEMPO É VOCACIONADA A SER IGREJA DIACONAL.
A despeito de nossa sociedade ser geradora de miséria, e ser uma sociedade excludente para milhões de brasileiros, a Igreja não pode limitar-se apenas ao discurso.

SEMANTICA DA PALAVRA:
“DIAKONIA” palavra grega que significa SERVIÇO. NO NOVO TESTAMENTO encontramos o verbo DIAKONEIN, que significa servir, principalmente na mesa. Inicialmente era termo sem conotação religiosa, indicando trabalho de escravos e humildes:
Obs: Segue tabela escrita no quadro.

APOSTOLO PAULO DESIGNA ESTE TERMO DIAKONEIN COMO MINISTERIAL. Aparentemente insignificante, encontramos um destaque no fato do próprio Jesus apresentar-se como “DIACONO”. (POIS O PRÓPRIO FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR “DIAKONEIN” E DAR A VIDA EM RESGATE POR MUITOS) Mc. 10:45.

CONFRONTANDO DUAS VERTENTES IMPORTANTES

A: Realidade Humana: dia-a-dia deparamos com a realidade tais como: ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E RELIGIOSA. Que estratificam e indicam diferenças e desigualdades entre pessoas de uma mesma sociedade. Dividindo por: classes, saberes, raças e credos.

JESUS COMO PRINCIPIO: Neste universo do dia-a-dia há um elemento de muita importância na atuação cristã.: A “SENSIBILIDADE”. LER JOÃO 4:1-30. Jesus foi sensível, atencioso e promoveu o conforto a uma alma aflita.

B: Fé Cristã como ponto de partida: crê em Deus é uma característica do cristão. Encontramos na bíblia o projeto de Deus para um mundo de paz e justiça, vida fraterna e digna para todos, que haja respeito, compreensão, cooperação e amor.

(Ef.2:10) – (Gl.5:22-23). FRUTOS.

Para nascer uma nova forma, a primeira
Necessita morrer, ou melhor, transformar-se.
Cumprindo sua função produzir vida.

RUMO A UMA IGREJA DIACONAL
A FÉ POR NATUREZA DIACONAL

ATRAVÉS DA ORAÇÃO CONVERSAMOS COM DEUS, TEMOS COMUNHÃO COM ELE, E COM CRISTO.
O termo “ORAÇÃO”, contem duas palavras que esclarece as duas dimensões da Fé:ORAR+AÇÃO.
REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA ORAÇÃO

RUMO A UMA IGREJA DIACONAL

Fontes de Consulta:

NETO,Rodolfo Gaede. A Diaconia de Jesus,Editora Paulus,São Paulo/SP.2001.
NORDSTOKKE,Kjell(org),Diaconia: Fé em ação,Editora Sinodal, São Leopoldo/RS.1995.

Um comentário:

  1. gostaria de dizer que é uma graça de Deus ter o mestre fazendo parte do grupo de professores da nossa instituição, e lendo este artigo vou me convencendo que ainda estamos muito longe da igreja proposta po Cristo aqui na terra, mas também fico feliz porque os nossos olhos estão sendo abertos para começar a mudar esta situação.

    A paz de Cristo,

    Alexandre Galdino

    ResponderExcluir