sexta-feira, 23 de julho de 2010

Diaconia I 4ª Aula


DIACONIA I
DESAFIOS ATUAIS À DIACONIA

DIACONIA PROFETICA: Os profetas do antigo testamento eram, em sua maioria, pessoas incomodas. A sua fala nem sempre, ou quase nunca, agradava as pessoas poderosas, que de certo modo, tinha em suas mãos o destino da humanidade. A função do profeta é, a partir de sua visão de mundo e de ser humano, levantar a sua voz de denúncia e de anúncio.

DIACONIA LIBERTADORA: liberdade e libertação, são termos muito pronunciados em nossa sociedade. Perguntamos: de que, de quem e para quem que precisamos libertar? Toda a diaconia na igreja cristã deve ter um cunho libertador. Libertação através da AÇÃO.

DIACONIA ECOLÓGICA: “... E VIU Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom ...”(Gn. 1:31).

DIACONIA TRANSFORMADORA: A fé cristã tem sua base na TRANSFORMAÇÃO. Transformar pressupõe mudanças.

LIMITAÇÕES DA DIACONIA

A Atuação da diaconia enfrentando o desanimo e a frustração, por encontrar limitações na ação diaconal. Encontramos três razões para persistir na ação diaconal.

A)É DEUS QUEM NOS CONVOCA PARA SERVIR. ELE NOS CAPACITA PARA O SERVIR COM ESPÍRITO DE PODER, DE AMOR E MODERAÇÃO(2Tm.1:7)

B)A DIACONIA NÃO ESTÁ SOZINHA, MAS EM PERCERIA COM MUITOS OUTROS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO. IMPORTANTE É ASSUMIR NOSSA PARCELA DE COMPROMISSO E AÇÃO.

C)A AÇÃO DIACONAL SEMPRE TEM UM VALOR COMO SINAL. SINALIZA A FÉ, O AMOR E A ESPERANÇA CRISTÃ. POR MEIO DE SINAIS, AINDA QUE SEJAM PEQUENOS APARENTEMENTE, O REINO DE DEUS É ANUNCIADO

RECURSOS LIMITADOS: Nessa perspectiva é possível falar honestamente sobre as limitações da diaconia e ainda permanecer animado.

Recursos Humanos:

Recursos Financeiros:

CRIANDO PRIORIDADES: Para estabelecer prioridades é necessário ter-se um bom planejamento estratégico. A diaconia priorizará aquele que for mais necessitado. Como:

A)APREOCUPAÇÃO COM O SER HUMANO:

B)PRIORIZANDO O BEM-ESTAR SOCIAL:

C)A DIACONIA DESTACA-SE DA AÇÃO MERAMENTE DE ASSISTENCIA SOCIAL, PELO AGENTE (FÉ-DEUS).

D)TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO: Esta estenderá as mãos cooperativamente a outras iniciativas já exstentes.

DIACONIA E RESPONSABILIDADE PÚBLICA: Vemos na história que o governo assumiu muitas vezes a assistência as pessoas pobres, necessitadas, providenciando recurso. Mas muitas vezes, o governo também passou aos conventos, à Igreja, essa responsabilidade.

Iniciando um bom trabalho Diaconal

Com tantas necessidades houve e há pessoas que começaram por algum ponto e fizeram algo importante. Os trabalhos iniciados modestamente e que chegaram a milhares de pessoas e continuam atendendo ainda hoje em tantos países do mundo.
A diaconia não tem a responsabilidade de fazer tudo. A diaconia sempre fa´ra um atendimento parcial. Ela procurará trabalhar de mãos dadas com iniciativas existentes exemplo:

1) trabalhos com anciãos
2) Com Alcoólatras
3) Com Aidéticos
4) Com Crianças de Rua
5) Com Drogados, etc.

ESPIRITUALIDADE DIACONAL: A palavra Espiritualidade, vem de Espírito. No Hebraico significa “SOPRO”. Espiritualidade é deixar o Espírito soprar, é receber este sopro DIVINO, experimentar uma comunhão muito íntima com DEUS.
DIMENSÃO CONTEMPLATIVA: Inclui a oração, reflexão, mediação, louvor, canto, celebração e culto.

DIMENSÃO DE AÇÃO: é conseqüência da contemplação, da percepção do sopro do Espírito.

LEITURA DIACONAL DA BÍLBIA: a inspiração da ação diaconal encontra-se na Bíblia Sagrada. A importância da Bíblia para a diaconia, porém não pode ser limitada a certos motivos ou temas. Qual seria sua leitura? Exemplos:

1.Método da leitura diaconal:caracteriza-se por duas raízes: A fé Cristã e A Realidade Humana.

2.Temas da leituras diaconal:

3.Metodologia Diaconal:

4.Formação Diaconal:

5.Formação de Obreiras e Obreiros Diaconais:


Fontes de Consulta:

NETO,Rodolfo Gaede. A Diaconia de Jesus,Editora Paulus,São Paulo/SP.2001.
NORDSTOKKE,Kjell(org),Diaconia: Fé em ação,Editora Sinodal, São Leopoldo/RS.1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário