segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Lição 5: Obadias O Principio da Retribuição
LIÇÕES BIBLICAS CPAD
Lição nº 5 Obadias O principio da Retribuição
Texto áureo: “Porqeu o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça” (Ob. 1.15).
VERDADE PRÁTICA: “Obadias mostra que a lei de semeadura e o principio da retribuição constituem uma realidade da qual ninguém escapará”.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Obadias 1:1-4, 15-18
OBJETIVOS: Conceituar soberania divina e livre arbítrio.
Elencar os elementos contextuais do livro de Obadias
Saber o principio da retribuição divina.
INTRODUÇÃO: A soberania divina é um tema importante e atual. Porque lembra-nos que Deus está no controle de tudo e que toda ação humana está exposta diante de seus olhos. A lei natural da semeadura ilustra o principio da retribuição no campo espiritual, e é justamente essa a mensagem que encontramos no livro do profeta Obadias, e em seus oráculos contra Edom.
I Soberania de Deus: A CONCEITO a soberania de divina é o direito absoluto de Deus sobre sua criação, Ele governa absoluto em suas ações de determinações, cumprindo sua expressa vontade. Há a vontade absoluta de Deus e a vontade permissiva de Deus. Absoluta quando Deus age para coibir um mal maior, ou para demonstra ao homem que ele é soberano, exemplo Rei Nabucodonozor em babilônia foi exemplificado por Deus para demonstrar aos homens que Ele reina sobre a terra e os céus Dn. 4:17-18, 24-25.
Já a vontade permissiva de Deus, concede ao homem o livre arbítrio, a escolha mediante sua vontade, os calvinista afirmam que a soberania de Deus não esta restrita a escolha do homem quando colocam que uma vez salvos, salvos para sempre, no armianismo existe uma auto-limitação suficiente para permitir ao homem ter sua escolha.
B Livre-arbitrio o desejo d e Deus é todos sejam salvos livres da escravidão do pecado e do domínio de satanás, deixando de realizar as obras infrutíferas das trevas(Ez. 18:23,32; João 3:16). Mas serão uma boa parte que se perdem por não ter feito a escolha correta em reconhecer o sacrificio de Cristo na cruz para nos dar a Salvação. Isto decorre do fato de termo a liberdade da escolha, Deus no criou com o seres consciente e pensante, assumindo responsabilidades dos atos cometidos e escolhas feitas.
II OLIVRO DE OBADIAS: 1 Considerações preliminares: o autor deste livro é Obadias, não há menção de sua genealogia no seu livro, nem outra citação detalhada de sua vida ou família. Obadias é um nome comum, e seu significado é “SERVO DO SENHOR”. Doze ou treze pessoas com o mesmo nome são mencionadas na bíblia (I Rs 18:3-16; II Cr 17:7; 34:12-13). Não há menção de nenhum rei em sua profecia, por este motivo não se pode datar este livro.a únicsa alusão histórica retrata a ocasião em que os edomitas regozijaram-se com a invasão de Jerusalem, e até mesmo tomaram parte na divisão dos despojos (VV. 11-14). Mas não fica claro a que invasão Obadias se refere, houve cinco invasões que tiveram grande prejuízo a cidade santa: 1. A de Sisaque, rei do Egito no ano de 926 a.C., durante o reinado de Roboão (I Rs 14:25-26). 2. A dos filisteus e árabes,no reinado de Jorão, entre 848 e 841 a.C. II Cr 21:16-17. 3. A do rei Jeoás de Israel no reinado de Amazias, em 790 a.C. (II Rs 14: 13-14). 4. A de Senaqueribe, rei da Assíria, no reinado de Ezequias, em m701 a.C. ( II Rs 18:13). 5. A dos babilônios entre 605 e 586 a.C. (II Rs 24:250. Acredita-se que Obadias tenha profetizado em conexão com a segunda e quinta invasão.
VISÃO PANORAMICA DOLIVRO: O livro possui duas seções principais, VV. 1-14, onde Deus expressa, através do profeta, sua ardente ira contra Edom, e exige dets uma prestação de contas por sua soberba originada de sua segurança geográfica, e por ter-se regozijado com a derrota de Judá. A segunda seção VV. 15-22, refere-se ao dia do Senhor, quando Edom será destruído juntamente com todos os inimigos de Deus, ao passo que o povo escolhido será salvo, e seu reino triunfará. Características especiais: há quatro aspectos básicos que caracterizam o livro: 1º é o llivro mais breve do AT, 2º É um dos três profetas vocacionados por Deus a dirigirem sua mensagem quase que, exclusivamente, a uma nação gentia ( os outros são Jonas e Naum). 3º Há muita semelhança entre Obadias e Jeremias 49: 7-22. 4º O livro não é citado nem aludido no NT. O tema central do livro é o JULGAMENTO DIVINO DE EDOM.
3 Posição no Canon: na nossa bíblia esta localizado entre Amós e Jonas. O critério para esta ordem é ainda desconhecida, sabe-se porem que não foi baseado na cronologia. Baseado no Canon judaico considerar a colocação dos doze profetas em um só livros, a citação de Obadias, em o novo testamento, é apenas indireta.
ORIGEM DE EDOM: Os edomitas tiveram sua origem em Esaú, na ocasião da venda de sua primogenitura a Jacó, em função do guisado vermelho “Edom significa vermelho” Gn25:30. A Bíblia relata a descendência de Esaú que é Edom, em Gn 36:8 “ portanto, Esaú habitou na montanha de Seir, Esaú é Edom”; 36:31-43.
CONCLUSÃO
A lição retratada na lição, é que Deus tem todo o poder e domínio sobre os homens suas decisões, ações no transcurso de sua história, encontramos Deus agindo soberanamente intervindo nas ações de lideres mundiais, de impérios que surgiram desenvolveram-se chegaram no apogeu de desenvolvimento cultural, político, religioso, científico e tecnológico na sua civilização, mas encontraram a queda e a derrota na invasão por outro reino, Deus esta no controle de nossas vidas. Assim como ninguém pode desafiar as leis naturais sem as devidas consequências, não é possível ignorar as leis espirituais e sair ileso. A retribuição é inevitável, pois tudo que o homem semear isso também ceifará. Gl. 6:7. Só o arrependimento e a fé em Jesus podem levar o homem a experimentar o amor e a misericórdia de Deus 2 Co. 5:17.
Fonte: Lições bíblica CPAD e Bíblia de Estudo Pentecostal.
REFLEXÃO
“Assim como o povo de Edom foi destruído por causa do seu orgulho, todos os que desafiam a Deus também serão aniquilados”
Bíblia de Estudo aplicação Pessoal
Pr. Paulo Roberto dos Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário