sábado, 27 de outubro de 2012
Resposabilidade Social da Igreja
Lição 4 28/10/2012
Amós – A Justiça Social como Parte da Adoração
Texto Áureo: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus Mt. 5.20.
Leitura Bíblica em Classe: Amós 1.1; 2.6-8; 5.21-23.
Objetivos: Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
A. Dissertar a respeito da vida pessoal de Amós e a estrutura do livro.
B. Saber que a justiça social é um empreendimento bíblico.
C. Apontar a política e a justiça social como elementos de adoração de Deus.
INTRODUÇÃO
O livro de Amós permanece atual e abrange em diverso aspectos da vida social, política e religiosa do povo de Deus. O profeta combateu a idolatria, denunciou as injustiças sociais, condenou a violência, profetizou o castigo para os pecadores contumazes e também falou sobre o futuro glorioso de Israel.
BREVE RELATO HISTORICO DE AMÓS
O profeta Amós exerceu o seu ministério em Israel no século VIII a.C. , foi contemporâneo de Jonas e Oséias. Ele revela quatro fatos importantes a respeito de si mesmo em 1,1: 1º Era boieiro e cultivados de sicômoros em Tecoa, aldeia de Judá, situada a cerca de 20 Km ao sul de Jerusalém (7.24). 2º Ele via suas mensagens ( visões proféticas; cf. 7.1,4,7; 8.1,2; 9.1) a respeito de Isarel, o Reino do Norte. Embora fosse leigo e não tivesse o status de profeta, não deixo de ser chamado por Deus para profetizar à rebeldia de Israel. Significado do seu nome “CARREGADO” ou “CARREGADOR DE FARDOS”. 3º O ministério de Amós, em Israel, foi desempenhado durante o reinado de Uzias, em Judá, e Jeroboão II, em Samaria. O reinado de ambos coincide com o período que vai de 767 – 753 a.C. O mais provável é que Amós tenha profetizado entre 760 – 755 a.C. 4º Ele profetizou durante os dois anos que antecederam ao terremoto. Durante o ministério de Amós, o Reino do Norte achava-se no seu apogeu quanto à expansão territorial, à paz política e à prosperidade nacional. Internamente porem, estava pobre. A idolatria encontrava-se em larga escala. A sociedade buscava satisfazer-se através dos prazeres. A hipocrisia e a imoralidade gritavam em alta voz aos ouvidos de Deus. O sistema político e judiciário corrompia-se cada vez mais, e a opressão aos pobres crescia cada vez mais.
CARACTERISTICAS ESPECIAIS DO LIVRO DE AMÓS
Seis aspectos básicos caracterizam o livro de Amós. 1º É, um grito profético em favor da justiça e da retidão, baseado no caráter de Deus. Enquanto Oséias sentia-se esmagado pela infidelidade de Israel, Amós enfurecia-se pela violação dos padrões da justiça retidão que o Senhor traçara ao seu povo. 2º Ilustra vividamente quão abominável é para Deus a religião quando divorciada de uma conduta reta. 3º É uma confrontação radical e vigorosa entre Amós e o sacerdote Amazias (7. 10-17), que se tornaria uma cena clássica na profecia Hebraica. 4º Seu estilo, belicoso e enérgico, reflete a inabalável lealdade do profeta a Deus e aos seu sjustos padrões para com o seu povo do concerto. 5º Demonstra a disposição Deus em usar pessoas que lhe são tementes, ainda que desprovidas de credenciais formais, para que proclamem a sua mensagem numa era de profissionalismo. 6º Há, em Amós, numerosos trechos bem conhecidos, entre os quais: 3.3,7 ; 4.6-12; 5.14,15; 21-24.
A POLÍTICA E JUSTIÇA SOCIAL EM AMÓS
Política: poderíamos dizer que é o conjunto de práticas relativo a uma sociedade. Pois as relações humanas numa sociedade são estabelecidas de acordo com decisões políticas tomadas por representantes dela.
Justiça social: é o conjunto de ações sociais, voltadas e destinadas a suprimir as deficiências da camada mais pobre de uma sociedade, buscando minimizar sofrimento, desigualdades, pobreza e analfabetismo.
AS INJUSTIÇAS SOCIAIS
Amós condena o preconceito e a indiferença dos mais ricos de sua sociedade em relação aos mais carentes do povo, que tinham seus direitos violentamente violados.
Decadência Moral, prostituição cultual era outra prática chocante de Israel mostra a decadência moral e espiritual da nação, um pai e seu filho partilham a mesma mulher (2.7)
Decadência Religiosa, o profeta denúncia a violação da lei do penhor que não mais respeitavam (Ex. 22.26-27; Dt. 24. 6,17). A acusação não se restringe à crueldade e à apropriação indébita, mas também a prática do culto pagão, visto que a expressão “qualquer altar” (2.8) era propagada.
A VERDADEIRA ADORAÇÃO
A despeito de sua condição de pecado e idolatria, e baixa moral espiritual, o povo continuava a oferecer o seu culto a Jeová sem pensar que estava com suas mãos sujas de injustiças.
Significado do sacrifício, expressar a consagração de ofertas a Deus era uma das marcas dos sacrifícios. E Amós menciona dois: 1º Ofertas de manjares. 2º Ofertas
pacificas. A primeira não era sacrifício de animais.
Ao deixarmos de ouvir o clamor do pobre, deixamos de atender ao mandado do Senhor Jesus Mc 10.45 ...mas para servir... . Jesus coloca-se como aquele que serve a mesa e partilha esta responsabilidade com seus discípulos, dizendo-os para que assim procedessem para com todos. Hoje fala-se em Responsabilidade Social, buscando atrativamente desenvolver novas políticas para o social, atreves de inclusão digital, inclusão educacional, inclusão política e etc, mas a inclusão no Reino de Deus esta esquecida.
Pr. Paulo Roberto dos Santos
Assembléia de Deus Logos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário